quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dúvida Cruel...construir ou financiar?

Construir ou Financiar a casa pronta? Eis a questão.



Estamos ainda na fase de discutir sobre construir ou financiar? Oh duvida cruel.
Alias, isso na minha cabeça. Por que pro noivão é construir.
Pelo que ando lendo nos blogs que participo esta duvida compartilho com a grande maioria.
Na busca de opiniões, converso bastante com um casal de amigos, além é claro das informações colhidas nos blogs, então, uns querem financiar e outros querem construir. E a duvida continua.
Pesquisando mais a fundo na internet, algumas pessoas teem a mesma opinião dele, o noivo que é construir. Pensão assim:



- No final das contas, vai sair mais barato;

- O material usado vai ser do nosso gosto etc. e tal;

- Enfim vai ficar a nossa cara.

Cara de cão e gato...anjos.

Só tem um porem...ao meu entender vai demorar mais. E essa demora sei que vai me deixar louca.
Karla, gordinha, baixinha e ansiosa.
Nosso projeto é casar no inicio de 2010 e pela carruagem vamos ter que mudar para o final de 2010. Teremos muito trabalho pela frente.
Sobre financiamento:
Ao procurarmos informações sobre o financiamento na Caixa, infelizmente não fomos bem recebidos. Informações vagas e estimulo zero por parte do funcionário.
"A postura do funcionário pesou muito na decisão até agora do noivo de não financiar e sim construir".
Com a linha de crédito do governo federal, tem que se pensar no assunto, mais, vai falar isso pro meu noivo.
O Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal
Minha casa minha vida ,abriu uma grande chance de voltarmos a pensar no assunto.(Duvido muito que consigo mudar o pensamento dele (o noivo).
Ao meu entender, a vantagem de procurar diretamente a construtora e ela ser a intermediadora entre você e o banco é excepcional, pois, o contato direto com funcionários da Caixa pode ser aterrorizante... eu que o diga.
E por falar em financiamento, uma excelente noticia.
Hj uma amiga me ligou e disse: "Nega (eu / apelido carinhoso), o nosso (deles) financiamento da casa foi aprovado"!
Foi muito bom ouvir isso da boca dela. É um sonho que está se realizando e a felicidade de amigos é minha também.
Então é isso. Acho que vcs entenderam não é? A duvida está só na minha cabeça...o certo (talvez) mesmo é que vamos CONSTRUIR. kkkkkkkkkk
Vou morrer de ansiedade, mais vai ser um prazer enorme ver os tijolinhos serem unidos. Isso tenho certeza.
Beijos, Karla.

16 comentários:

  1. Oi Karla!
    Como você está?

    Pois é amada, esta duvida é cruel mesmo. E se tratando em construir e comprar uma casa pronta, as opiniões se dividem muito né?!
    Torço que vcs consigam decidir da melhor forma possivel!!!
    Uma otima quinta-feira!!
    bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Oi oi Karla,

    Pois é... nós também tivemos essa experiência com a Caixa... não só de pouca vontade de esclarecer qualquer dúvida quanto ao financiamento, mas também de um sistema de horários bem difícil.. apenas nas quartas-feiras e das 9h às 11h... numa cidade de uns 200mil habitantes e de toda uma região... =/

    Conclusão: concordo com seu noivo sobre construir... realmente melhor coisa você poder fazer a sua cara... aqui em Chapecó temos umas obras que a Caixa financiou e pra ti ter uma idéia não se pode tirar parede do lugar, mudar os acabamentos (durante a obra) depois se quiser tirar daí é com você - ou seja, gasto em dobro....

    Mas por outro lado também concordo com você sobre ansiedade... somos duas gordinhas,baixinhas, ansiosas (e pelo visto arretadas) heheh... mas dá uma pensada... quem sabe com a construtora não rola o financiamento mesmo, sem toda a dor de cabeça da Caixa...

    Beijokas e boa sorte ;D

    ResponderExcluir
  3. Oi, Karla!
    Não construí, mas tô reformando... Se quiser dar uma passadinha pra conhecer a nossa bagunça, será bem vinda!!!
    Beijos!
    Paulinha
    Reformando Nosso Apê

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla!!

    Que bom que gostou do meu blog.
    Como disse no blog da Amanda, não tenho visto muitos homens criando blog pra falar da experiência em construção, mas como não ligo com isso, vou pegar muitas ideias com vc's pra gente.

    Obrigado pelo post e boa sorte na sua escolha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Karla, vim agradecer e retribuir a visitinha que vc fez no meu blog e tb tô me tornando sua seguidora tá, pois quero acompanhar de pertinho todas as novidades.

    Quanto a sua dúvida cruel, eu não tive dúvida nenhuma: nós financiamos nossa casinha nova!

    Deus me livre ter que lidar e conviver por meses e meses com pedreiros e afins... ninguém merece! Isso sem contar que se eles dizem que a obra ficará pronta em 6 meses, pode contar pelo menos 1 anos. E se eles dizem que vcs gastarão 100.000, pode contar que vão gastar pelo menos uns 200.000.

    Affff, eu não tive paciência e acabei convencendo meu maridão. Ele tb queria construir, mas consegui fazer ele enxergar que não daria certo, que brigaríamos durante a obra toda e que comprar uma casa pronta pode ser sim um bom negócio.

    A casa que compramos é novinha, nunca morou ninguém nela e, apesar de uns defeitinhos pequenos, acho que ela é perfeita!

    Se vc der uma olhadinha lá no meu blog vai ver as fotos que estou postando e verá que fizemos uma excelente compra.

    Eu não recomendo pra ninguém uma obra, principalmente se for uma pessoa ansiosa como eu (rs). Só de pensar em pedreiro eu tenho um faniquito... rsrs

    Pense bem e decida com sabedoria!

    Beijinhos ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, tem selinho pra vc lá no meu blog... espero que goste de ganhar selinhos! rs

    Beijinhos,

    Fernanda
    minha-casinha-nova.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite karla!
    Como foste de feriado?

    Obrigada por mais uma visinha! Gracas a Deus q esta etapa teve um final feliz! Acho que depois de conhecer este construtor as coisas comecaram a funcionar... consegui o terreno e depois a indicacao dos arquitetos...
    E vc, o que contas?alguma novidade?
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Karla, essadúvida é normal qd a gente começa... mas depois q define o q quer nao tem como voltar atrás... antes de decidir eu fui ver várias casas prontas, várias... sei lá, não era pra ser mesmo, pq td q eu via não era nada do que eu queria... no final das contas, vamos construir, seja q Deu quiser... uma coisa tenho exercitado- a ansiedade... eu sou super super tb... sofro de TPM isso agrava minha situação...

    Sobre o financiamento da Caixa, eu recomendo procurar um terceiro para conversar... só conversar eles não cobram nada por isso... eu vou fazer meu financiamento por um facilitador - despachante... é caro, mas o preço compensa a indas e vindas na caixa e o mal atendimento... quem sabe seu noivo se anima? contei no blog q sai em 5 dias acredita? se eu fosse por minha conta na caixa, poderia demorar meses infinitos... agora uma coisa gostaria de te alertar... não é qq construção q entra no programa minha casa minha vida... eu po exemplo, não entrei... uma questão é a renda outra a metragem da casa... e sinceramente? pela maquete da sua casa acho q vc tb não entra... ela é muito grande... esse programa beneficia casas estilo popular, plantas populares... não sei se é diferente aí na BA, mas aqui em SP é assim,... por isso vc tem q se informar sobre isso...
    Bjs grandes querida, qd precisar só chamar!

    ResponderExcluir
  9. Ai que coisa boa!!!!! Amiga nova hehehehehehe
    Karla to passando aqui pelo seu cantinho pra agradecer a visita no meu blog, viu noivinha kkkkk .Que delicia saber que vcs tem planos e duvidas ,mas saiba que planos são pra melhorar, duvidas ahhhh as duvidas kkk vai acompanhar vcs pro resto da vida em vaários momentos kkkkkkkkk....o importante é que vcs tem objetivos e o melhor Juntos.
    Bj grande pra vc espero sempre te ver fazendo visitas lá meu doce lar viu lindona! bjsssssss

    ResponderExcluir
  10. Ah mais uma coisa ....To te perseguindo viu kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Oi Karla!
    Q delicia, viajar é sempre bom! Ainda mais com esse feriadinho q a gnt teve né..
    Amiga, só tem casa perto do nosso terreninho pq esse loteamento já existe a 20 anos. Sim!! Faz muito tempo e hj é considerado um bairro.
    Quando vc for construir, aposto q já terão casas proximas.
    bjinhos e otima sexta-feira

    ResponderExcluir
  12. Olá a todas, Karla eu tinha essa dúvidas há 7 anos atrás, eu queria construir e o matidão comprar pronta pois ele é estressado para obras.
    Conseguimos um financiamento pela caixa fizemos tudo sozinhos para não aumentar as despesas. Antes eu tirei toda dúvida pela central nacional da caixa 08007260101(setor habitacional) e ficava fazendo simulações de valores dos financiamento pelo site.
    Acabei comprando uma casa grande um preço bom, mas com algumas reformas pra fazer. Devido as condições o bairro ñ era o que queríamos mas realizamos nosso sonho. Hoje atualmente penso em reforma-la(quebrar parede e deixar com meu jeito), toda mas penso que será que vai valer a pena devido ao local se um dia quiser vender não var ser um bom investimento os gastos com obras. Então te digo a obra tem seus gastos e aborrecimentos, mas quando tudo terminar vai ter uma casa nova(fundação, hidraulica, eletrica e etc)e com sua personalidade. Estou pretedendo comprar um terreno e entrar nessa estou ainda em fase de orçamento, pesquisas, pra ver se dar para contratar uma construtora pois com ela diminui os aborrecimento e eles entendem do assunto. bjussss e boa sorte na sua decisão!

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei o seu blog.
    Estou no mesmo dilema que vc, mas no meu caso eu que pretendo construir ao invés de financiar uma casa pronta...acho que demora muito tempo pra terminar de pagar. mas ao mesmo tempo penso que cada vez fica mais dificil comprar terreno (que não Tá barato) e começar uma construção. Em todo esse dilema eu tenho uma vantagem que talvez seja boa...meu pai é pedreiro mas infelizmente não poderá se dedicar todos os dias na minha construção isso se a gente optar realmente pelo terreno;
    Estou igual a vc...muita ansiosa pra saber o que irá rolar...

    Bjos e boa sorte pra nós.

    ResponderExcluir
  14. ólá parceiros de causa... rs
    tenho um terreno no jeito e o sonho na cabeça, e agora!!
    quero um financiamento!! qual tem a taxa de juros mais barata!!
    eu creio que com 30.000,00 consigo fazer uma casa!! o que acham...

    ResponderExcluir
  15. gostei de ver mulheres inteligentes , queria pegar uma ideia estou comecando uma empresa oq devo fazer ? contrutora digo,aceito ideias

    ResponderExcluir
  16. ai to no mesmo dilema nossa tenho ate perdido o sono,acho q o financiamento leva muito tempo pra pagar.ja percebi que mina vida financeira nao anda em linha reta,e q o banco nao aceita desculpas, quer o dele, terreno aqui em santo andre sp e mas caro q ouro mas vou terq embarcar nessa trinta ano e uma vida enteira.vou construir aos poucos espero e 2 anos ter terminado sem dever nada a ninguem

    ResponderExcluir

Seu comentário coloca um sorriso no meu rosto.
Obrigada!