sexta-feira, 19 de março de 2010

Financiamento casa nova x Venda casada pela CEF

Olha eu aqui ...
Pensaram que eu tinha sumido não é? Mais não sumi não... To bem aqui.

Amigas e amigos... o papo hoje é sério.

Passando pelos blogs das amigas entro num blog rosa lindo de viver da minha amiga Cátia  Nossa casa (passa lá para conhecer, ela tem uma historia linda). 

Em uma de suas postagem essa  aqui , ela cita algumas despesas sobre o financiamento da Caixa, dentre elas o "seguro de vida".
Então...

Essa semana lendo um jornal local da minha cidade saiu uma matéria que me chamou atenção (na verdade onde eu vejo CEF saio lendo tudo).
O titulo é : MPF (Ministério Publico Federal) baiano proíbe CEF de praticar "venda casada"

Para quem quiser ler e entender melhor, essa é a matéria:
MPF baiano proíbe CEF de praticar "venda casada"

Definição sobre "venda casada":
Prática comercial em que o fornecedor condiciona a venda de um produto ou serviço, à aquisição de outro produto ou serviço.

Como a procura por financiamento da casa propria é muito grande em todo Brasil, em o quanto essa pratica tem lesado?!

Infelizmente, pessoas que não tem o conhecimento (eu era uma), acabam  contratando serviços e produtos oferecidos pela Caixa por medo de não ter seu cadastro aprovado.



Um amigo nosso, infelizmente teve que arcar com um prejuizo de +- 1.100,00 de um seguro de vida e titulo de capitalização oferecido na hora de aprovação de cadastro.

Venda casada é uma prática ilegal (art.39, I, do CDC) e constitui  crime, nos termos do art. 5º, II da Lei nº 8.137/90.


(imagem tirada do google)

Então é isso... Espero ter ajudado um pouquinho.

Excelente fim de semana a todos.

Beijos Karla.

(Fontes: Tablóide On Line e Jornal Alerta)

12 comentários:

  1. Oi KArla...
    Esse negócio de venda casada é muito sério. Mas eu acredito que deve dar o maior medão de perder a oportunidade por conta de um produto que vc não quis comprar... Pode até ser paranóia minha, mas será que não acontece? :S
    Lamentável, mas não sei não, viu!
    Bjocas,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Sério?
    MNeu esposo só conseguiu 7mil e teve que fazer esse seguro.
    cambada de gente safada!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. e ai Karlinha! Nossa, que otima noticia!
    Uma vez que compramos um apt financiado tivemos que fazer seguro da casa, titulo de capitalizacao e mais mte de coisa... so ai vai uma grana e tanto! Agora, com as novas regras vai ficar muito melhor!!
    beijinhos e otimo findi!!

    ResponderExcluir
  4. oi, procurando sobre financiamentos, cheguei ao seu blog, e li seu post.;
    Acabei de fechar um contrato com a Caixa, de uma casa, e realmente temos que desmbolsar uma graninha boa, em seguro de vida e residencial
    O residencial vc paga o 1º ano, pois o seguro que vem embutido nas parcelas tem a carência de 1 ano, que já é um absurdo, pois ja começamos paga-lo desde o 1° Mês, então se torna obrigatório faze-lo, agora o de vida, é totalmente desnecessário.
    Se não me engano é quase 600,00 só o de vida valido por 1 ano...
    Nós aqui já temos seguro da firma onde meu esposo trabalha, foi super desnecessário.
    Mas é bom saber que isso não é obrigatório por lei né.
    Legal seu post..gostei

    ResponderExcluir
  5. Oi Karlinha,
    menina...isso acontece o tempo todo!
    É um, querendo se dar bem em cima da necessidade do outro. Todo cuidado é pouco, mas um dia...essas pessoas pagam o preço desses atos. Deus cobra, amiga!
    Bjinhos e bom fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Karlotinha!!! Esse medo de ter o financiamento negado, ou prejudicado, foi o que nos fez "aceitar' tais seguros. A guria da CEF que nos atendeu, disse que a taxa de juro que o nosso financiamento ficou enquadrado (5,5%), só seria essa caso adquirissemos 2 produtos Caixa. Que pooderia ser seguro de vida pra ambos, ou seguro residencial. Título de capitalização ela nem ofereceu, até pq não iriamos aceitar. Como a nossa casa ainda nem existe,assim que ela estiver pronta, vamos lá na CEF fazer o seguro dela. O da casa até a gente iria fazer, mas não empurrado, enfiado goela abaixo, como foi. E tivemos que depositar 200,00 reais pra abrir a conta corrente onde será debitado o valor da parcela. E é uma conta normal, com taxa de manutenção e tudo. Que a venda casada é crime, acho que isso é de conhecimento de todos. Mas imagina o medão que dá chegar lá e ter o financiamento negado pelo fato de não aceitar este ou aquele produto? e tivemos que pagar 60,00 reais na bucha pra um seguro de acidentes pessoais, que se paga este valor 1 vez ao ano. É aquela velha história: brasileiro não tem boca pra nada! É o velho se colar, colou. e como precisamos, né? mas o seguro de vida vamos ficar só por 1 ano. Depois vamos cancelar. E ontem me ligaram pra me dar 2 cartões, um Visa e um mastercard, cheio de vantagens. Aceitei um master, mas porque temos um outro que o juro é muito alto e não vamos mais ficar com ele, dai ficaremos com esse da Caixa. Dai eu sou a titular e coloquei o Jacques de adcional. E hj ligaram pro jacques pra oferecer o mesmo cartão pra ele! Eles tentam atochar de tudo qto é lado! Tenho vergonha de ser tão passiva nestes assuntos, de direitos do consumidor. Mas um dia eu cresço e aprendo. Bjs e bom final de semana pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  7. Olha Karla, quando visitei o blog da Cátia pensei direto em venda casada, e ainda bem que vc já explicou tudo. O pessoal abusa demais disso, mas como seu post explica muito bem, é contra a lei mesmo. Tem que ter muita paciência e brigar muito para fazer os gerentes pararem de encher o saco, mas vale a pena, afinal, é nosso suado dinheirinho indo pra algo que não queremos. Adorei o post! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Karla!

    Um absurdo mesmo esse lance de venda casada! A CEF abusa, e essa situação tem que acabar!!! O MPF já tomou providencias, mas cabe a cada um de nós gritar e lutar por nossos direito!! Parabéns pela iniciativa!

    Beijocas!

    PS: tem selinho para vc lá no Complicada e Perfeitinha!

    ResponderExcluir
  9. Karlinha....passa lá no blog....saiu o resultado....bjks

    Val

    www.balaioediariodaval.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. entao... eu tb tive q pagar essa porcaria de seguro.. e realmente como a Shilola disse, da um medao de perder a oportunidade por causa disso ...

    ResponderExcluir
  11. eu tive que pagar 260,08 de seguro de vida e abrir a conta na cef, com medo de nao conseguri o financiamento.

    ResponderExcluir
  12. AFFF!! EU tb! isso em 2011 e eles continuam praticando esses abusos. Será que o PROCON resolve?

    ResponderExcluir

Seu comentário coloca um sorriso no meu rosto.
Obrigada!